Associação Minabu Shunu foi fundada em 2021, como o objetivo de oferecer atividades de apoio em torno do bem-estar e reconexão consigo mesmo e com a natureza; tanto para os habitantes da Aldeia Nova Fortaleza, quanto para todos aqueles que queira vivenciar e compartilhar as suas experiências.

Sua missão é criar um lugar de aprendizado e descoberta trazendo bem-estar, serenidade, desenvolvimento pessoal, equilíbrio entre corpo e mente, prática de gestão de estresse ou aprender técnicas que promovam relaxamento, autoconfiança, relacionamento com os outros, na escuta e no respeito mútuo, em sessões de grupo ou individuais, no interior ou no exterior, sessões de partilha e discussão, sem qualquer referência religiosa ou política, acessíveis a todas as idades.

A Associação Minabu Shunu é resultado de um encontro maravilhoso entre Sara Ciscato (batizada na aldeia Nova Fortaleza como Ikuani Shunu) e o Cacique Pajé Bane.

Dos treze meses que Sara passou na floresta amazônica (entre março de 2021 e abril de 2022), dez meses ela teve o privilégio de viver uma profunda imersão de cura na aldeia Nova Forteleza.  

Como retribuição, Ikuani Shunu comprometeu-se a ajudar o Cacique Pajé Bane e a sua aldeia. Sendo a criação da Associação Minabu Shunu, um dos principais exemplos desta ajuda mútua.

Definir um nome para a associação foi um grande exercício de diálogo e reflexão entre Ikuani Shunu e os homens da aldeia, que dedicaram muitas tardes de discussão, ao pé da Samahuma (Shunu in hãtxakuin).

Procuravam por nomes em língua portuguesa para melhor descrever a aldeia e a sua gente. Porém, muitas vezes eram nomes demasiado longos e sem muito sentido para a comunidade. Num momento oportuno para falar, Ikuani disse que as imagens que lhe vinham à cabeça e ao coração eram a família e o samaúma que na tradução hãtxakuin significam Minabu Shunu. Assim, o nome foi adotado por unanimidade.